Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – M A U C

Área do conteúdo

“Maracatu em ponto: Narrando o Maracatu Solar através de bordados” – nova exposição virtual no Mauc

Data de publicação: 30 de junho de 2021. Categoria: Exposição, Sem categoria

De 05 a 26 de julho, o público que acompanha as redes sociais do Museu de Arte da UFC poderá apreciar a exposição virtual Maracatu em Ponto: Narrando o Maracatu Solar através de bordados.

 peça gráfica com fundo amarelo forte, nela temos as informações textuais descritas no post e as logos dos realizadores. Na parte inferior temos em recorte a fotografia de cinco mulheres segurando bastidores com bordados, elas olham para a câmera, todas usam máscaras de proteção.

Maracatu em Ponto. Nova exposição virtual no Mauc. (Imagem: organização da mostra)

O entrelaçamento de três temas distintos em um só foi o que inspirou a mostra. Assim, a união de bordado, xilogravura e maracatu se transformou em arte através da confecção de 20 peças bordadas manualmente, que serão expostas em postagens diárias nas redes sociais do Mauc (Instagram e Facebook) juntamente com os 28 bordados das pessoas participantes das oficinas realizadas como contrapartida, totalizando 48 peças.

As peças têm como inspiração a estética da técnica de gravura em madeira (xilogravura), geralmente aplicada na produção de cordéis. As 20 ilustrações utilizadas como ponto de partida para os bordados bases da exposição, são inspiradas em outro elemento importante para a cultura cearense: o Maracatu. Nesta mostra, a ênfase será dada ao Maracatu Solar.

Outro importante elemento de referência para a confecção dos bordados foram os registros fotográficos das vivências feitas durante os ensaios, formações e apresentações do grupo. Além disso, a proximidade entre os integrantes da equipe com a musicalidade do maracatu fortalezense criou um olhar diferenciado para a atuação nesses momentos de ilustração e seleção de pontos de bordado utilizados.

O projeto e a exposição também visam discutir a importância cultural dos três elementos que os inspiram (bordado, maracatu e xilogravura), o que já foi possível através das oficinas de bordado para a comunidade interessada em aprender mais sobre o assunto, adaptadas para o formato virtual devido a Covid-19.

Maracatu em Ponto é um projeto apoiado pelo VIII Edital das Artes de Fortaleza – SECULTFOR – Lei no 10.432/2015.

Além das redes sociais do Mauc, a exposiçao também ganhará um álbum no Flickr do Museu.

Acompanhe!

Acessar Ir para o topo