Mauc aberto neste sábado(17 de junho) com abertura de exposição e programação em homenagem à Descartes Gadelha

Data de publicação: 12 de junho de 2023. Categoria: Abertura de Exposição, Desenhando no Museu, Gadelha, Notícias

Neste sábado(17 de junho), o Museu de Arte da UFC irá funcionar das 9h às 13h para abertura de exposição em homenagem ao multiartista Descartes Gadelha. Reunindo obras do Acervo Mauc, a exposição celebra os 80 anos do pintor, escultor e músico autodidata.

Gadelha iniciou-se na pintura em 1962, estreando em exposições no Mauc já no ano seguinte, em 63, com a coletiva “A paisagem cearense”. Expôs muitas outras vezes no Mauc, a exemplo de “Canindé: Canaã”, em 1974; “De alguém para outro alguém”, em 1990, e “Caldeirão de Fé”, em 2006. Mais informações em breve.

Além disto, teremos as atividades abaixo:

OFICINA DE BORDADO LIVRE PARA INICIANTES
Ministrante: Alana Brandão Moura
Modalidade: Presencial
Data: 17/06/2023
Horário: 9 às 12 horas
Carga horária: 3 horas
Público-alvo: Pessoas interessadas em bordado e sem experiência
Número de vagas: 15

Ementa: aprender as técnicas básicas para iniciar na arte do bordado livre, entendendo desde como separar a linha da meada até alguns pontos básicos, com os quais já poderemos fazer muitas peças.

Sobre a ministrante: Curadora da exposição, Bacharela e Licenciada em Ciências Sociais pela UFC, membro e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Rastros Urbanos, estando, desde 2016, no Projeto de Extensão “Fotobiografias: uma Fortaleza que se encontra em acervos fotográficos pessoais”. Bordadeira desde 2020 na modalidade do bordado livre e aprendiz de bordado em fotografia.

Obs.: O material para a feitura será todo disponibilizado.

Inscrições: https://forms.office.com/r/jwvviDDnmz

*Atividade organizada pelo Grupo Rastros Urbanos, atualmente em cartaz com a exposição “Guardiãs das Memórias”

SESSÃO DE DESENHO COM MODELO VIVO
Mediação: Joana Cláudia Teixeira da Silva
Modalidade: Sessão de Desenho/Presencial
Data: 17/06/2023
Horário: 10 às 12 horas
Número de vagas: 20
Carga horária: 2 horas
Público-alvo: Desenhistas com nível médio a avançado em figura humana a partir de 16 anos

Ementa: esta sessão de desenho será em homenagem ao artista Descartes Gadelha, na ocasião da abertura da exposição comemorativa aos seus 80 anos. Possibilitará aos participantes a prática do desenho de observação em conjunto com modelos dispostos em diversas posições, inspiradas na obra do artista homenageado. Esta atividade é uma realização do Programa de Extensão Desenhando no Museu, desenvolvido em parceria pelo curso de Design-Moda do Instituto de Cultura e Arte (ICA/UFC) e o Mauc.

Sobre a mediadora: Graduanda em Design-Moda pelo Instituto de Cultura e Arte da UFC e Bolsista do Programa Desenhando no Museu.

Materiais necessários (de responsabilidade do participante) – Materiais de desenho da preferência do desenhista

Inscrições: https://forms.office.com/r/bDEBL71GST

MARACATU SOLAR
Descartes Gadelha é uma das pessoas que está à frente do Maracatu Solar. Também é considerado um griô, representando, assim, um guardião da memória coletiva de um povo ou comunidade. Em janeiro de 2018, Descartes e Pingo de Fortaleza lançaram na sede da Associação Cultural Solidariedade e Arte (SOLAR) o CD “Loas e Canções”, com 16 faixas. (Fonte: Secult CE). A apresentação será às 10h.

Av. da Universidade, 2854, Benfica
Horário: de segunda a sexta feira (exceto feriados), das 8 às 12h e das 13 às 17h | Em sábados previamente divulgados: das 9h às 13h
Entrada e estacionamento gratuitos
Aberto a todos os públicos