MAUC lança livro sobre obra de Neudson Braga e exposição “Alusão: livre criação sobre um olhar fotográfico”

Data de publicação: 18 de novembro de 2019. Categoria: Abertura de Exposição, Eventos, Exposição, Notícias
Cartaz de lançamento do livro sobre o arquiteto Neudson Braga

Banner de divulgação sobre o lançamento do livro “Neudson Braga e o modernismo arquitetônico em Fortaleza”. Foto: Divulgação

O Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) promove, nesta terça-feira (19), dois eventos culturais: às 17h30min será lançado o livro Neudson Braga e o modernismo arquitetônico em Fortaleza, de Cristiane Alves Siqueira; e às 18h, será aberta a exposição Alusão: livre criação sobre um olhar fotográfico, que reúne obras de 13 artistas.

O livro aborda as obras e os projetos do arquiteto Neudson Braga, um dos pioneiros na introdução e difusão do modernismo arquitetônico na cidade, e apresenta a trajetória profissional de Braga como docente e como um dos protagonistas do cenário arquitetônico de Fortaleza. Resultado da dissertação de mestrado de Cristiane Siqueira, a produção será lançada no auditório do MAUC.

A exposição, por sua vez, tem inspiração nas fotografias de Celso Oliveira, reconhecido por seus registros da cultura popular e das festas religiosas do Norte e Nordeste do Brasil. A partir de uma imersão nas fotografias do artista, foram compostas obras por meio de experimentações de técnicas como gravura e pintura.

Cartaz da inauguração da exposição Alusão: livre criação sobre um olhar fotográfico

Banner de divulgação da exposição “Alusão: livre criação sobre um olhar fotográfico”. Foto: Divulgação

As peças expostas são de autoria de Francisco Bandeira, Sérgio Lima, Nauer Spíndola, Diego Sann, Francelino Eduardo, Karine Garcez, Túlio Paracampos, Wilson Neto, Marcelo Silva, Rafaela Teixeira, Abelardo Brandão, Ricardo Vieira e Tereza Joca. Ao todo serão exibidos 25 trabalhos que apresentam ao público uma proposta de diálogo entre artistas e suas obras. A mostra fica em cartaz até 20 de dezembro, com visitação gratuita e aberta ao público.

O Museu de Arte da UFC está situado na Av. da Universidade, 2854, no Benfica, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em sábados agendados, o museu abre para visitação com programação especial. Mais informações sobre as atividades culturais do espaço podem ser encontradas nosite e nos perfis do museu no Instagram e no Facebook.

Fonte: Museu de Arte da UFC – fones: (85) 3366 7481 e 3366 7480