Mauc lança segundo caderno de desenhos para colorir

Data de publicação: 26 de junho de 2020. Categoria: Notícias, Publicações

Chegamos em junho e na metade do ano! Junho de 2020, também é o mês de aniversário de 65 anos da Universidade Federal do Ceará e mês de aniversário dos 59 anos do seu Museu de Arte. Um museu existe por causa de seus públicos e o Museu de Arte da UFC – com criatividade, vontade, ousadia e inovação – busca se fazer presente, próximo e conectado com as e os milhares que o visitam, que o apoiam, que vitalizam a sua existência quase sexagenária.

Em março deste ano, precisamos fechar as portas do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – Mauc, por um tempo indeterminado, devido à uma pandemia que se aproximava de nós em meados daquele mês. Apesar dos desafios que se apresenta às instituições culturais nestes tempos de pandemia, em 59 anos de uma vida potente e marcante, o Mauc reafirma o seu compromisso com a sociedade cearense. Por meio de um trabalho diário, sério e cuidadoso, estamos sempre buscando formas, estratégias e caminhos de aproximação com as crianças, com as famílias, com os jovens, com as escolas e com toda a sociedade, e durante a pandemia não seria diferente. Em abril, lançamos nosso primeiro Caderno de Colorir com temas livres e agora em maio, a Convocatória da nossa 1ª Exposição Virtual Infanto-Juvenil, ambos destinados a este público que durante a pandemia se mantém mais alijado de contato conosco e com nossas ações.

Por isso, nas comemorações do nosso 59º aniversário, ficamos felizes de compartilhar o nosso segundo caderno de colorir, repleto de releituras incríveis de nosso acervo, produzidas com muito carinho. Mais uma vez, o servidor público, nosso colega de trabalho e artista visual, Francisco Bandeira, presenteia o Mauc, os pais e responsáveis, os filhos, os professores, os alunos, os idosos com um caderno de Ilustrações para colorir ou para bordar (quem sabe!!!) inspirado em nossos artistas cearenses ou naturalizados e presentes no nosso circuito de longa duração do museu. Quem conhece o Mauc e já passeou por nossas salas, e quem ainda não conhece, vai se encantar com este presente.

Neste “Mauc para Colorir – Caderno de Ilustrações – Edição de aniversário (1961-2020) – 59 anos”, vamos encontrar e colorir gatos, peixes, borboletas, animais fantásticos, paisagens, figuras humanas e figuras abstratas inspirados em Chico da Silva, Aldemir Martins, Antonio Bandeira, Raimundo Cela, Descartes Gadelha e Cultura Popular. Esta edição de aniversário conta com 60 desenhos, número que faz alusão aos nossos 60 anos a serem festejados em 2021 e é um produto do projeto de extensão “Mauc: uma nova recepção estética” (Prex/UFC).

O nosso Mauc, de todas e todos, público, gratuito, comprometido com a vida em plenitude e com os direitos culturais, renova aqui, mais uma vez, a sua função educativa e social, crendo na força de nosso acervo e ações como fontes de inspiração, de ânimo e na crença de dias melhores. Que as releituras de obras, que serão coloridas por vocês, possam instigar olhares inovadores para o mundo, para as nossas manifestações culturais tão diversas e gerar o efeito de um abraço, nesse momento em que estamos impossibilitados do contato físico.

Por fim, afirmamos, que em 59 anos de funcionamento ininterrupto, a Casa Mauc é uma casa de sonhos e de cuidado com o outro, de cuidado com os pequenos e de cuidado com os grandes, de cuidado com os moradores e de cuidado com os visitantes! É com certeza, uma casa que cuida e que é bem cuidada!

Fiquem bem, se possível, fiquem em casa e em breve, estaremos todos juntos brindando a vida e fruindo a arte rumo aos 60 anos!

Clique aqui para baixar: Mauc para Colorir – Caderno de Ilustrações – Edição de aniversário (1961-2020) – 59 anos.