Nota em solidariedade ao Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG

Data de publicação: 18 de junho de 2020. Categoria: Notas públicas

A equipe do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc) lamenta profundamente e se solidariza com o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, vitimado por um incêndio no dia 15 de junho, que atingiu reservas técnicas responsáveis pela guarda de bens culturais de inestimável valor.

Como museu universitário, temos ciência dos inumeráveis desafios e dificuldades para a gestão de equipamentos culturais em nosso país, especialmente no contexto universitário, no qual as ações articuladas de ensino, pesquisa e extensão acarretam amplos compromissos e objetivos adicionais. A dedicação incansável e laboriosa das equipes, em muitos casos, não atenua eficazmente as ausências orçamentárias, de pessoal e de qualificação e profissionalização, eixos fundamentais à boa gestão de qualquer instituição.

Ao abraçarmos a equipe do MHNJB e a comunidade universitária da UFMG, nos juntamos às diversas instituições que, neste momento difícil, manifestaram-se por meio de notas, em solidariedade ao museu da nossa universidade irmã, mas também cobrando das autoridades públicas, pois nos últimos anos passamos por tragédias em Museus no Brasil que poderiam ter sido evitadas caso houvessem ações concretas e efetivas no sentido de salvaguardar o patrimônio musealizado brasileiro, tão ameaçado e vulnerável. Por fim, destacamos a qualidade e relevância dos serviços prestados pelos museus universitários de todo o país, com equipes dedicadas que salvaguardam, pesquisam e comunicam um vasto e rico patrimônio da sociedade brasileira e que devem receber apoio e proteção.