Novas exposições temporárias no Mauc

Data de publicação: 7 de outubro de 2022. Categoria: Exposição

O Museu de Arte da UFC – Mauc, nesta quarta (05/10), teve abertura de quatro novas exposições temporárias que ficam em cartaz até 27/10. Conheça abaixo e visite o Museu!

Entreolhares: o cotidiano alla prima

Mostra com obras das artistas e estudantes da UFC Melzier (Design) e Natasha Sonali (Design-Moda). A exposição foi elaborada a partir da atuação das estudantes como bolsistas do Laboratório de Práticas Experimentais em Arte e Educação Museal do Museu de Arte da UFC (LAPEArte/Mauc), projeto cadastrado junto ao Programa de Promoção da Cultura Artística da Secretaria de Cultura (PPCA-SECULT) e à Pró-Reitoria de Extensão (PREX). Entreolhares é uma tentativa de casar estilos e sentimentos, apresentando uma combinação de pinturas com inspirações expressionistas representando o cotidiano vivido.

Maracatu em ponto: Narrando a história do Maracatu Solar através de bordados

“Maracatu em Ponto” foi um projeto apoiado pelo VIII Edital das Artes de Fortaleza – SECULTFOR – Lei Nº 10.432/2015, realizado nos anos de 2020 e 2021 – no auge da crise sanitária por COVID-19. O projeto produziu 20 obras bordadas manualmente, esteticamente inspiradas na xilogravura popular nordestina para documentar as características do Maracatu Cearense, com destaque no Maracatu Solar. Além disso, ofertou oficinas de bordado realizadas via Google Meet, a fim de potencializar uma análise criativa a partir das discussões realizadas sobre o entrelaçamento de xilogravura, bordado e maracatu.

Revisitando Chico da Silva

Com obras em bordado produzidas pelo Grupo Entrelaçadas, a exposição apresenta ao público um conjunto de trabalhos que revisitam a trajetória e a estética do artista do Pirambu, criador de um estilo único e inconfundível de pintura, que encontra no acervo do Mauc os seus mais significativos trabalhos artísticos. A mostra tem a curadoria de Roberto Galvão e foi anteriormente apresentada em formato online pelo Cineteatro São Luiz.

Iracema saúda Macunaíma

No ano em que celebramos o centenário da famosa Semana de Arte Moderna, o Grupo Iluminuras: literatura e bordado apresenta um conjunto de trabalhos resultantes dos diálogos, estudos e debates em torno da obra seminal de Mário de Andrade. O projeto de extensão, cadastrado junto à UFC, oferta à sociedade um espaço de incentivo à leitura e às práticas literárias, em diálogo e interação com o universo do bordado e seu potencial agregador e tradutor dos conhecimentos e das experiências estéticas vivenciadas coletivamente.

A exposição Sempre Fomos Modernos – versão compacta segue em cartaz até 03/01/23.

A mostra comemora o centenário da Semana de Arte Moderna, os 60 anos de fundação do Mauc e os centenários de nascimento dos artistas Aldemir Martins e Antonio Bandeira.

Curadoria de Antonio Wellington de Oliveira Júnior (Professor Associado da UFC) e Eliezer Nogueira do Nascimento Júnior (Doutor em Design ESDI/UERJ). Realização do Museu de Arte da UFC, do Programa de Pós-Graduação em Artes – PPGARTES-UFC, do Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte – LICCA e da Secretaria de Cultura da UFC – Secult com o apoio da Coordenadoria de Comunicação e Marketing Institucional da UFC, Fecomércio – SESC e SENAC, Imprensa Universitária, Instituto de Cultura e Arte – ICA, Memorial da UFC, Núcleo de Comunicação do Mauc, Núcleo Educativo do Mauc, Prefeitura do Benfica, Prefeitura do Benfica, Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará – Sintufce, Pró-Reitoria de Extensão – PREX, Pró-Reitoria de Planejamento e Administração – PROPLAD, Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional – Prointer e Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental – UFC INFRA.

Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – Mauc
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17h
Av. da Universidade 2854 – Fortaleza/ CE
Entrada e estacionamento gratuitos