2022.1 – Revista Mauc – 1ª Edição – Comemorativa 60 anos do museu

O que é um museu? Para que ele serve? Há muito tempo, os profissionais, pesquisadores e teóricos da museologia mundial discutem o papel e a função social dos museus na sociedade contemporânea, assim como também a sua definição, em termos conceituais.

Em meio a estes questionamentos, no ano de 2021 do século XXI, o Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará, o nosso Mauc, completou 60 anos de atividades ininterruptas. Por natureza, é um museu de vocação para o ensino, a pesquisa e a extensão – o firme tripé que fundamenta a missão das universidades brasileiras. Além disso, trata-se de um museu inquieto e experimental.

Peça gráfica quadrada com fundo em cinza com textura de papel, ao centro temos três edições da Revista Mauc uma em cima da outra, temos a capa com reprodução do painel Jangadas de Zenon Barreto.

Por estes motivos, lançamos agora a Revista Mauc. Esta publicação editada institucionalmente vem apresentar ao público o resultado das pesquisas internas realizadas pelos servidores e bolsistas. Pesquisadores e convidados externos também participam, deixando sua contribuição a estas páginas. Com a Revista Mauc, vamos ter a oportunidade de conhecer personagens e figuras, momentos e exposições, artistas e profissionais que por aqui passaram ao longo deste tempo. Esperamos que você tenha uma ótima leitura!

Link para baixar gratuitamente a Revista Mauc: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65210