5. Quais os procedimentos para empréstimo do acervo do Mauc?

O Mauc/UFC considera pertinente o empréstimo de obras de seu acervo, com vistas a ampliar, aprofundar ou complementar o conhecimento na sua especialidade. Todas as solicitações, passam por avaliações da Reitoria, da Direção do Mauc e do Responsável pelo gerenciamento do acervo museológico do Museu, assessoria jurídica, Divisão de Patrimônio da Pró-Reitoria de Administração e Planejamento. Esse procedimento de avaliações visa à preservação do acervo do Museu, em todas as suas dimensões.

As solicitações de empréstimo de obras do acervo do Mauc/UFC devem ser encaminhadas para o Gabinete do Reitor da Universidade Federal do Ceará (Avenida da Universidade, 2853 – Benfica, Fortaleza- CE 60020-181). Para que o processo ganhe agilidade, o documento poderá ser encaminhado via e-mail  (greitor@ufc.br / reitor@ufc.br)

Somente serão avaliadas as propostas que apresentem os seguintes documentos:

1. Carta de intenções endereçada à Reitoria da UFC identificando a instituição responsável/ Produtora apresentando o projeto da exposição para a qual se solicita as obras em empréstimo, especificando as datas de início e término da exposição, bem como curadoria.
  2. A carta apresentada deve ser enviada em formato PDF com a assinatura do requerente. A ela deve ser anexado o currículo do curador, da produtora e  portfólio apresentando a instituição;
  3. Facility report da instituição que abrigará a exposição;
  4. Apólice de seguro “All Risks” e “Prego a Prego”;
  5. Nome da empresa responsável pelo transporte especializada em obras de arte;
  6. Indicação dos responsáveis pela elaboração e conferência de laudos e acompanhamento dos processos de embalagem, desembalagem, embarque e desembarque das obras;
  7. Indicação de courier (pelo Mauc).

Uma vez aprovada a solicitação em todas as instâncias o proponente receberá um comunicado formal da Direção do Museu e será solicitado, em até 30 dias, a assinar o Contrato de Comodato, no qual estarão estabelecidas as responsabilidades da instituição e do proponente.

Ficará a critério do Gabinete do Reitor da UFC, em consonância com o Mauc, solicitar uma contrapartida pelo empréstimo da obras solicitadas visando garantir a preservação do acervo através de ações de restauro de obras de arte; emolduramento de gravuras ou desenhos; troca de molduras de óleos sobre tela; aquisição de material de consumo para conservação preventiva; aquisição de mobiliário para conservação.

Consulte o mapa do processo clicando aqui.

Qualquer dúvida relativa ao processo de empréstimo de obras de arte, entre em contato pelo e-mail mauc@ufc.br ou pelo telefone (85) 3366-7481.