Pesquisa no acervo do Mauc

O Museu de Arte da UFC salvaguarda um rico conjunto patrimonial, custodiado pelos seus diferentes setores responsáveis pela gestão e preservação do acervo: Arquivo Institucional e Histórico Jean Pierre Chabloz; Biblioteca Floriano Teixeira do Mauc; e Reserva Técnica.

Saiba mais sobre o patrimônio musealizado:

Arquivo Institucional e Histórico Jean Pierre Chabloz

Institucional

O acervo institucional foi criado a partir da guarda de documentos referente às atividades do Museu desde sua fundação em 1961. É constituído de relatórios anuais, correspondências, fotos, livro de assinaturas de visitantes, catálogos de exposições e documentações dos artistas, com destaque para: Aldemir Martins, Antônio Bandeira, Chico da Silva, Descartes Gadelha, Raimundo Cela, que possuem salas individuais no espaço expositivo. Esse acervo evidencia passagens expressivas e históricas importantes para a UFC e para memória artística do estado.

Histórico Jean Pierre Chabloz

O fundo J. P. Chabloz abrange um conjunto de documentos pessoais referentes às atividades artísticas realizadas na Europa na década de 30 e no Brasil, de forma descontínua, entre as décadas de 40 e 80. Destacam-se os documentos sobre as atividades realizadas em Fortaleza durante a década de 40, em especial as documentações produzidas, em 1943, para o Serviço de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia – SEMTA. Este último conjunto, em 07/12/2016, recebeu, em solenidade realizada em Brasília, o Selo da Unesco em seu Programa Memória do Mundo devido à sua importância e relevância temática.

Para mais informações sobre o Arquivo do Mauc, acesse aqui.

Biblioteca Floriano Teixeira do Mauc

A Biblioteca Floriano Teixeira mantém um acervo especializado em artes, constituído de livros, catálogos, periódicos, folhetos, entre outros tipos de documentos. Dentre as coleções especiais, contamos com a coleção Jean-Pierre Chabloz, formada por livros e revistas da biblioteca particular do artista. Além da coleção de obras raras, composta por diapositivos, fitas de vídeo, revistas, folhetos e livros raros.

Os serviços são direcionados ao atendimento de alunos, docentes, servidores técnico-administrativos e pesquisadores.

Para mais informações sobre a Biblioteca do Mauc, acesse aqui.

Reserva técnica

Espaço de guarda, conservação e gestão do acervo museológico do Mauc. Atualmente, o MAUC tem sob sua guarda um relevante conjunto museológico composto de aproximadamente de 7.000 obras dentre as quais destacamos as coleções de Arte Popular, 1.544 peças (matrizes e estampas de xilogravuras, esculturas em cerâmica e madeira, ex-votos) e Artes Plásticas, 5.184 (pinturas, guaches, aquarelas, gravuras, desenhos, esculturas). A coleção do Museu compreende produções de inúmeros artistas do Ceará, do Brasil e do mundo.

Para mais informações sobre o acervo museológico, acesse aqui.

Solicitação de Pesquisa

Cada setor da instituição possui um protocolo específico de consulta ao acervo. As solicitações de pesquisa devem ser feitas através de Formulário, disponível aqui.

Após o recebimento da resposta ao formulário, a demanda será tratada pelo setor específico, que fará contato com a pessoa solicitante.