Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

Programação 5ª Calourada no Mauc

Data de publicação: 3 de abril de 2023. Categoria: Eventos, Notícias

O Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc) realiza, de 10 a 15 de abril a Calourada Mauc, iniciativa de acolhimento, recepção e apresentação do equipamento cultural aos ingressantes da UFC no semestre 2023.1. O evento irá contar com oficinas, visita mediada, uma roda de conversa sobre possibilidades de atuação discente no Mauc entre outras atividades.

O objetivo da ação é contribuir para a visibilidade do museu entre esse público tão importante, bem como construir um ambiente acolhedor e criativo para estudantes que estão chegando à universidade. A participação na Calourada é gratuita e aberta também aos alunos veteranos. As atividades irão acontecer presencialmente no Mauc e online em alguns casos.

Confira a programação completa e, para mais informações e inscrições, acesse os links abaixo:

 

PROGRAMAÇÃO 5ª CALOURADA NO MAUC – 10 a 15/04/2023

Visita mediada às exposições do Mauc
Mediador: Luan Matheus Alves Gomes e demais mediadores do NEMauc
Modalidade: Visita/Presencial
Data: 10/04
Horário: 10h às 12h
Carga horária: 2h
Público-alvo: Estudantes ingressantes da UFC e demais público interessado a partir de 16 anos

Ementa: Visita mediada à exposição permanente em cartaz no Mauc “Sempre fomos modernos – versão compacta”, a fim de que o público conheça ou revisite o acervo do Museu que está em exposição. Atividade organizada por Luan, com participação de demais mediadores do Núcleo Educativo do Mauc – NEMauc.
Sobre o mediador: Cursa licenciatura em História pela UFC e é bolsista do NEMauc.
Atividade aberta ao público-alvo sem inscrição prévia.

 

 

À procura da identidade cearense: oficina de Sociopóetica
Pessoa mediadora: Assis Silva
Modalidade: Oficina/Presencial
Data: 10/04
Horário: 14h às 16h
Carga horária: 2h
Quantidade de vagas: 20
Público-alvo: Estudantes ingressantes da UFC e demais público interessado a partir de 16 anos

Ementa: Antônio Martins Filho, fundador do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará, em seu livro “O outro lado da História”, onde escreve sobre a fundação da UFC e dos equipamentos a ela vinculados, registra: “Passei a considerar a importância dos museus e sua alta significação na sedimentação da cultura de um povo”. Nossa oficina tem por objetivo buscar, a partir da valorização dos saberes coletivos, nas obras em exposição no Mauc, essa cultura cearense que foi um dos pilares para a formação deste equipamento cultural. Mas também tensionaremos sobre o que vem a ser essa cultura e como ela foi originada. Nossa metodologia será a Sociopoética, uma vez que este modo de pesquisa nos oferece meios para se construir coletivamente as noções de conhecimento – experiência e pensamento decolonial de produção e criação. A oficina é direcionada especialmente aos(as/es) calouros(as/es), pois conversaremos também sobre a atitude de ocupar museus (lugar que cultiva memórias), apresentando as noções históricas e atuais atribuídas a esses espaços. Mas o público geral será bem-vindo.
Sobre a pessoa mediadora: É membro do Núcleo Educativo do Museu de Arte da UFC, na qualidade de bolsista, pelo programa Artes Capitais, idealizado e financiado pela Fundação Nacional de Artes (FUNARTE). Cursa Letras/Português na UFC, onde desenvolve pesquisas sobre a representação de figuras andróginas na literatura moderna e a presença de corpas dissidentes nesse campo de produção, reflexão e apreciação textual.
Observação: Vir de roupas leves.
Inscrição: https://forms.office.com/r/Jk2211pAns

 

 

Introdução à Plataforma Lattes
Ministrante: Larisse Macêdo de Almeida
Modalidade/Plataforma: Oficina/Online – Google Meet
Data: 11/04/2023
Horário: 10h às 12h
Número de vagas: 40
Carga horária: 2h
Público-alvo: Estudantes ingressantes da UFC e demais público interessado a partir de 16 anos

Ementa: A Plataforma Lattes, desenvolvida pelo CNPq, foi criada com o objetivo de reunir em um formulário padrão o registro dos currículos dos pesquisadores brasileiros e disponibilizar em um único sistema de informação. Atualmente o Currículo Lattes é utilizado pelas principais universidades, institutos, centros de pesquisa e fundações de amparo à pesquisa dos estados como instrumento para a avaliação de pesquisadores, professores e alunos. Por sua riqueza de informações e sua crescente confiabilidade e abrangência, tornou-se elemento indispensável à análise de competências ligadas à formação e experiência profissional e acadêmica, necessárias aos financiamentos na área de ciência e tecnologia. Assim, a oficina pretende dar ênfase em conceitos básicos e manuseio da plataforma visando promover e estimular a pesquisa e o ingresso no mundo das ciências.
Sobre a ministrante: Bibliotecária formada pela Universidade Federal do Ceará (2013), pós-graduada em Pesquisa Científica pela Universidade Estadual do Ceará (2016), mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará (2019). Atualmente exerce o cargo de Bibliotecário-Documentalista no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará, responsável pelo gerenciamento da Biblioteca Floriano Teixeira do Museu de Arte da UFC.
Inscrição: https://forms.office.com/r/eXE3PA9zNK

 

 

Captura do corpo em movimento
Ministrante: Symon
Modalidade: Oficina/Presencial
Data: 12/04
Horário: 14h às 17h
Número de vagas: 20
Carga horária: 3h
Público-alvo: Pessoas interessadas na prática do desenho de figura humana a partir de 16 anos

Ementa: A proposta desta oficina é apresentar o corpo humano em suas formas de movimento capturada no desenho, técnica conhecida pelo termo em inglês Gesture drawing (desenho gestual), alinhando-se com o trabalho de Raimundo Cela, artista cearense muito presente no acervo MAUC.
Sobre o ministrante: Estudante de Licenciatura-História pela UFC, ex-bolsista do programa Desenhando no Museu, projeto de extensão fruto da parceria entre o ICA e o MAUC onde atuou como mediador de sessões de desenho com modelo vivo, e desenhista autodidata com foco em desenho de figura humana.
Materiais (de responsabilidade do participante): Lápis 6b; borracha/limpa tipo; estilete/apontador; papel de qualquer espessura.
Inscrição: https://forms.office.com/r/DmHnEnaWhU

 

 

Clube do livro: um debate sobre a mulher na literatura e arte
Mediadoras: Lia Lamar, Luana Gomes e Nicole Trajano
Modalidade: Oficina/Presencial
Data: 13/04
Horário: 13h às 17h
Número de vagas: 40
Carga horária: 4h
Público-alvo: Estudantes ingressantes da UFC e demais público interessado a partir de 16 anos

Ementa: O objetivo da oficina é traçar um debate sobre as representações femininas na literatura de ficção escritas por/sobre mulheres – ao longo do tempo e do mapa – com as artes visuais (inicialmente), inclusive as do próprio Mauc. Explorando, assim, nessa ligação entre essas duas expressões artísticas, os movimentos de ruptura e resistência para com os predominantes discursos opressores masculinos. Para isso, se construirá uma roda de conversa sobre vivências e experiências pessoais, com apoio dos livros de romance escritos por mulheres preferidos dos participantes e das ministrantes, e de alguns textos das áreas de história e ciências sociais, que estas últimas irão dialogar sobre. Além da roda de conversa, haverá um momento de visita mediada para (re)visitar o Mauc numa perspectiva das artistas femininas, e uma atividade prática, tocando tudo que foi falado. Portanto, surgirá a possibilidade de conhecer mais obras feitas por mulheres, e reconhecer a importância da presença da arte, estando esta no museu ou não, no sucesso da jornada da graduação.
Sobre as mediadoras:
– Nicole Trajano Martins – Cursa licenciatura em História pela UFC, voluntária na organização do Grupo de Estudos “Crisálida: Art&ducação em (trans)formação”. Também atuante como bolsista do Núcleo Educativo do Museu de Arte da UFC (NEMauc) desde 2022.
– Lia Lamar Cândido da Silva – Cursa licenciatura em Ciências Sociais pela UFC, já atuou no Núcleo Educativo do Mauc (NEMauc), e atualmente é bolsista do programa Residência Pedagógica.
– Luana Maria Coelho Gomes Sousa Maciel – Cursa licenciatura em História pela UFC, membro voluntária do Projeto Iniciação à Docência (PID) e atua como bolsista no Núcleo Educativo do Mauc (NEMauc). Articula História, Ensino, Memória e Patrimônio Cultural.
Observação: Traga seu livro preferido!
Inscrição: https://forms.office.com/r/ATC90hKuET

 

 

Mauc: História, serviços e bolsas a estudantes da graduação
Mediador: Izaias Marinho Freires
Modalidade: Roda de Conversa/Presencial
Data: 14/04
Horário: 9h às 12h
Número de vagas: 45
Carga horária: 3h
Público-alvo: Estudantes ingressantes da UFC e demais público interessado a partir de 16 anos

Ementa: Esta atividade tem como principais objetivos apresentar a História do Museu de Arte da UFC (Mauc) como um dos principais equipamentos culturais do Ceará, elucidando suas contribuições no que se refere à divulgação artística nordestina. Busca, ainda, externar os produtos e serviços ofertados pelo Mauc e outros espaços a ele vinculados (Arquivo e Biblioteca). Convida, também, aos recém-ingressos, conhecer acerca das modalidades de bolsas e possibilidades de atuação existentes no Museu.
Sobre o mediador: Graduando em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atuou como bolsista de extensão na Revista de Letras da UFC. Atualmente, é membro do Núcleo Educativo do Museu de Arte da UFC (NEMauc) pelo Programa Artes Capitais, ofertado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte). É membro do Grupo de Pesquisa em Ciências das Imagens e Dados (vinculado ao CNPq). Exerce atividades de voluntariado em ensino e extensão, respectivamente, no Programa de Iniciação à Docência (PID), no Departamento de Ciências da Informação da UFC (DCINF), e na Revista Contemporânea de Economia e Gestão (Contextus), vinculada à Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da mesma Instituição.
Inscrição: https://forms.office.com/r/4qp5c1zzpj

 

 

A Vivência Acadêmica a partir da Leitura de Mundo
Mediadoras: Jordana Nogueira dos Santos, Francilania Lima de Sousa e Rebeca Ingrid Oliveira da Silva
Modalidade: Roda de conversa/Presencial
Data: 14/04
Horário: 15h às 17h
Número de vagas: 30
Carga horária: 2h
Público-alvo: Estudantes ingressantes da UFC e demais interessados da Graduação

Ementa: Temos o objetivo de apresentar os diferentes tipos de leituras existentes proporcionadas por nossas vivências, que ocorrem através dos contextos culturais dos quais estamos inseridos. Além disso, sob esse cenário, buscamos expor o âmbito acadêmico como uma área diretamente afetada pela leitura, que, por sua vez, não será abordada apenas como um repasse de informações através de um suporte, mas como um processo preliminar para se desenvolver o pensamento crítico, e a leitura, em seu contexto geral, não só é uma das principais ferramentas usadas no meio acadêmico como, também pode ser o ponto de partida para aqueles que se inserem ou pensam em se inserir no mundo acadêmico.

Sobre as mediadoras:
– Jordana Nogueira dos Santos – Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua como Bolsista de Extensão na Biblioteca Central do Campos do Pici (BCCP) da UFC. Membro do projeto “Cultura Fala?”, cujo foco está na mediação literária-cultural em bibliotecas comunitárias;
– Francilania Lima de Sousa – Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua como Bolsista de Iniciação Científica do CNPq. Membro do projeto “Cultura Fala?”, cujo foco está na mediação literária-cultural em bibliotecas comunitárias;
– Rebeca Ingrid Oliveira da Silva – Graduanda na Universidade Federal do Ceará (UFC) no curso de Biblioteconomia. Atual estagiária no arquivo do Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Fundadora do projeto “Cultura Fala?”, cujo foco está na mediação literária-cultural em bibliotecas comunitárias.
Inscrição: https://forms.office.com/r/KrtmyFwxGS

 

 

 

Sessão de Desenho com Modelo Vivo
Coordenação: Aline Basso
Modalidade: Sessão de Desenho/Presencial
Data: 15/04
Horário: 10h às 12h
Número de vagas: 20
Carga horária: 2h
Público-alvo: Desenhistas com nível médio à avançado em figura humana a partir de 16 anos

Ementa: Praticar desenho de observação em conjunto com modelos dispostos em diversas posições, podendo variar gênero e vestimenta dos modelos. Esta atividade é uma realização do Programa de Extensão Desenhando no Museu, desenvolvido em parceria pelo curso de Design-Moda do Instituto de Cultura e Arte (ICA/UFC) e o Mauc.

Sobre a a coordenadora: Doutora em Belas Artes na especialidade Desenho, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, em Lisboa, Portugal (2020). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, UFPB/UFPE (2014). Pós-graduada em Artes Visuais: Cultura e Criação pelo Senac (2011). Graduada em Tecnologia em Design de Interiores pelo CEFET-PB (2004). É professora adjunta do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará – ICA/UFC, na unidade de Linguagem Visual da graduação em Design-Moda. Atua em projetos ligados à formação e à produção artística e coordena o Programa de Extensão Desenhando no Museu, em parceria com o Museu de Arte da UFC.
Materiais (de responsabilidade do participante): Materiais de desenho da preferência do desenhista.
Inscrição: https://forms.office.com/r/8afeTxhP4e

Acessar Ir para o topo