Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – M A U C

Área do conteúdo

Programação do Mauc na 20ª Semana Nacional de Museus

Data de publicação: 10 de maio de 2022. Categoria: Eventos, Notícias, Sem categoria

A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, construída e proposta de forma articulada com o setor museal brasileiro, e que tem como propósito mobilizar os museus de todo o país a partir de um esforço de convergência de suas programações em torno de um mesmo tema.

Há 45 anos, a escolha do tema é proposta anualmente pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM, para o Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio. Nesta data, convidam os museus, profissionais e comunidades museais a criar, imaginar e compartilhar ações voltadas para o diálogo com os seus públicos e territórios, fortalecendo o reconhecimento e a visibilidade dos museus.

A vigésima Semana Nacional de Museus traz o tema: O Poder dos Museus. É de grande importância reconhecer o Poder dos Museus. Isso pode ser libertador. Os museus vêm se mostrando instituições capazes de se reinventar em momentos de crise, ao longo dos tempos históricos, ao qual podemos perceber seu poder de auxiliar as sociedades a se reconhecerem e transformarem as suas realidades.

 

20ª Semana Nacional de Museus
O poder dos museus
Programação do Museu de Arte da UFC – Mauc

Data: 16 a 22 de maio
Modalidade: atividades nas redes sociais e outras plataformas digitais/atividades presenciais

PALESTRAS
90 anos de formação em Museologia no Brasil: reflexões e agendas de pesquisa
Data: 18/05/2022
Horário: 10 horas
Plataforma/Modalidade: Online – YouTube do Mauc (Link de acesso)
Quantidade de participantes: Livre
Público-alvo: Museólogas(os), estudantes de Museologia, interessados em museus e público em geral
Objetivo, ementa, metodologia ou resumo: Live comemorativa aos 90 anos de formação em Museologia no Brasil. A trajetória do campo será discutida a partir das experiências de pesquisa e das agendas que se descortinam no presente acerca do tema.
Convidados: Prof. Dr. Ivan Coelho de Sá (UNIRIO) e Prof.ª Dr.ª Luciana Ferreira da Costa (UFPB)
Mediação: Graciele Karine Siqueira

Ivan Coelho de Sá – Graduação em Museologia pela Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO (1986); graduação em Pintura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1988); mestrado em História da Arte (1994) e doutorado em Artes Visuais (2004) pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – PPGAV, da EBA/UFRJ. Professor Associado 4 do Departamento de Estudos e Processos Museológicos – DEPM e do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – PPG-PMUS, do Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH/UNIRIO. Desde maio de 2021, assumiu o cargo de Diretor da Escola de Museologia (Gestão 2021-2025). Tem experiência nas áreas de História e Memória da Museologia, Preservação-Conservação de Bens Culturais e História da Arte, com ênfase na metodologia acadêmica e na pintura brasileira do século XIX.

Luciana Ferreira da Costa – Doutora em História e Filosofia da Ciência especialidade em Museologia pela Universidade de Évora, Portugal. Mestra em Ciência da Informação e Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba. Pós-Doutoranda em Museologia pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia (PPGMUSEU) da Universidade Federal da Bahia. Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Docente Permanente do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade Federal de Pernambuco. Recebeu o Prêmio Nacional de Dissertação em Ciência da Informação – 1º lugar – pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB). Líder da Rede de Pesquisa e (In)Formação em Museologia, Memória e Patrimônio (REDMUS). Tem interesse nas seguinte temáticas: formação em Museologia, estudos de público em museus, memória, patrimônio, educação patrimonial.

Graciele Karine Siqueira – Museóloga formada pela Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Mestre em Museologia e Patrimônio pela UniRio em parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast). Especialista em Gestão Cultural pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Trabalha no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc/UFC), desde 2008, desempenhando a função de museóloga e responsável pela Divisão de Acervos. Desde 2018, ocupa a função de diretora do Mauc/UFC.

Responsável pela ação/Setor do Mauc: Saulo Moreno Rocha/Núcleo Educativo

Uma maneira de viver: Nícia Bormann e as artes visuais
Data: 21/05/2022
Horário: 10 horas
Plataforma/Modalidade: Online – Live – YouTube do Mauc (Link de acesso)
Quantidade de participantes: Livre
Público-alvo: Estudantes, artistas, professoras(es) e público em geralEmenta: A live faz parte da série Trajetórias, uma realização Portas Abertas. Em parceria com o Mauc, a conversa com Nicia Bormann reúne a arquiteta e urbanista Fernanda Rocha e a jornalista Izabel Gurgel, respectivamente a criadora e a responsável pela curadoria da programação Portas Abertas.Participantes: Nícia Bormann, Fernanda Rocha e Izabel Gurgel

Nicia Paes Bormann – Mestra em Planejamento Urbano, UnB. Especialista em Arquitetura de Sistemas de Saúde, UnB, e em Paisagismo pela USP. Graduada em Arquitetura pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil. Exerceu cargos na administração pública municipal (For/RJ) e na Divisão de Obras da UFC, onde atuou também como Professora. Posteriormente, lecionou no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da UnB. E na Especialização em Paisagismo, da Unifor. Sua obra foi objeto de estudo da dissertação de mestrado, da UFC: “O papel do feminino na Arquitetura moderna cearense: a contribuição de Nicia Paes Bormann.”

Fernanda Rocha – Arquiteta e Urbanista pela UFC, Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Minter Mackenzie/Unifor e em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia-ProPGeo, da UECE. Especialista em Ensino de Arquitetura Paisagística, pela Fupam USP, Ifla, Abap e Unesco e em Paisagismo pela PUC do Paraná. É professora da Universidade de Fortaleza. Lecionou em Pós-Graduações de diferentes estados brasileiros e coordenou cursos de Pós-Graduação em diferentes áreas. Atua nas áreas de projeto arquitetônico, paisagismo e arquitetura de interiores, tendo premiações em cada uma delas, e na prática docente, que exerce desde 2002.

Izabel Gurgel – Jornalista com estudos na UFC, UFBA e Fundação Joaquim Nabuco. Na condição de leitora, realiza conteúdos e atividades curatoriais. Faz ações formativas baseadas em trajetórias artísticas (Frida Kahlo, Clarice Lispector, Cora Coralina). Nas séries A Cozinha do Tempo e Cidade Portátil, de aulas e encontros em vários formatos, faz apreciação de lugares, acontecimentos, acervos imateriais e físicos, trabalhando por exemplo, sobre a arquitetura para a vida em comum (Theatro José de Alencar), arte pública (obra de Sérvulo Esmeraldo em Fortaleza), coleções (rendas do Museu Arthur Ramos) etc.

Responsável pela ação/Setor do Mauc: Saulo Moreno Rocha/Núcleo Educativo

 

Diálogos artísticos e literários: o catálogo Raisonné Leonilson
Data: 17/05/2022
Horário: 10:00h às 11:00h
Plataforma/Modalidade: Online – Live – YouTube do Mauc (Link de acesso)
Quantidade de participantes: Livre
Público-alvo: Estudantes, artistas, professoras(es), pesquisadoras(es) e público em geral
Objetivo, ementa, metodologia ou resumo: A live revisita a relevante obra do artista cearense Leonilson (1957-1993) através do seu catálogo raisonné, composto por 3 volumes, com 3.400 registros entre obras, estudos e projetos realizados pelo artista.
Convidado: Lúcio Flávio Gondim
Mediação: Larisse Macêdo de Almeida

Responsável pela ação/Setor do Mauc: Larisse Macêdo de Almeida/Biblioteca Mauc

 

LANÇAMENTOS
Lançamento do Grupo de Estudos em Educação Museal do Mauc – Ano IV 
Data: 19/05/2022
Horário: 17h30
Plataforma/Modalidade: Presencial – no Mauc (Link para inscrição)
Quantidade de participantes: 40
Público-alvo: Estudantes, educadoras(es), artistas, museólogas(os) e interessados em geral
Resumo: Criado em 2019, o Grupo de Estudos em Educação Museal (GEEM/Mauc) é uma iniciativa vinculada ao Núcleo Educativo e destina-se ao estudo, debate, reflexão e formação nos temas relevantes à atuação museológica, especialmente acerca da função educativa dos museus. Em 2022, o grupo assumirá novo formato, com abertura à participação externa mediante convocatória e também diversos momentos abertos ao público em geral. Os encontros ocorrerão quinzenalmente, de forma presencial, no Mauc, até agosto.
As(os) participantes receberão certificação de participação através da Pró-Reitoria de Extensão da UFC
Coordenação: Carla Bianca Amarante Correia e Saulo Moreno Rocha

Bianca Amarante é historiadora e professora da rede municipal de Fortaleza. É mestranda em História Social pelo PPGH-UFC, onde realiza pesquisa acerca das construções narrativas presentes em expografias de Museus e Memoriais do Brasil.

Saulo Moreno Rocha – Museólogo formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Atualmente exerce o cargo de museólogo no Museu de Arte da UFC (Mauc), responsável pelo Núcleo Educativo (NEMauc).

Responsável pela ação/Setor do Mauc: Saulo Moreno Rocha/Núcleo Educativo

 

Lançamento do Programa de Extensão Desenhando no Museu e Sessão de Desenho de Modelo Vivo
Data: 20/05
Horário: 14 horas (lançamento – aberto) e 14:30 horas (Sessão de Desenho de Modelo Vivo – mediante inscrição)
Plataforma/Modalidade: Presencial – no Mauc (Inscrição para a Sessão)
Quantidade de participantes: Aberto (lançamento) e Mediante inscrição – 20 vagas (Sessão)
Público-alvo: Estudantes, artistas, interessades em artes e público em geral
Resumo: O Programa Desenhando no Museu consiste de um amplo programa de aprendizagem em desenho a ser oferecido pelo e no Museu de Arte da UFC, no qual se pretende oferecer formação consistente nos mais diversos níveis da prática, desde o aprendizado inicial, passando por práticas avançadas até o desenvolvimento de poéticas artísticas em desenho. Para a viabilização do programa, ele será subdividido em módulos, que darão a flexibilidade necessária para que os conteúdos ofertados se adequem às demandas da comunidade. E para contemplar um leque maior de conhecimentos, serão convidados professores ministrantes nas mais diversas áreas do desenho, com o intuito de oferecer uma formação ampla e diversificada em desenho. O lançamento pretende apresentar o programa às pessoas presentes e divulgar a ação, que é desenvolvida por meio de parceria entre o Mauc e o Curso de Design-Moda do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC.
Participantes: Aline Teresinha Basso (Coordenadora)
Aline Basso – Doutora em Belas Artes na especialidade Desenho, pela FBAUL, em Lisboa, Portugal (2020). Mestre em Artes Visuais pelo PPGAV, UFPB/UFPE (2014). Pós-graduada em Artes Visuais: Cultura e Criação pelo Senac (2011). Graduada em Tecnologia em Design de Interiores pelo CEFET-PB (2004). Professora adjunta do ICA/UFC, na graduação em Design-Moda. Possui experiência profissional e de ensino nas áreas de desenho, artes visuais, moda e design de produto.

Responsável pela ação/Setor do Mauc: Saulo Moreno Rocha/Núcleo Educativo

 

OFICINA
Oficina de conservação de documentos
Data: 19/05/2022
Horário: 9:00h às 12:00h
Plataforma/Modalidade: Presencial – No Auditório do Mauc
Quantidade de participantes: 30
Público-alvo: Bibliotecários, arquivistas e interessados em geral
Objetivo, ementa, metodologia ou resumo: A oficina tem como objetivo apresentar técnicas de higienização adequadas, dicas práticas de conservação e o passo a passo para realização de pequenos reparos em livros e documentos. Estas ações buscam evitar e/ou reduzir o impacto de alguns danos que podem ser causados pelo tempo nesses suportes informacionais. Durante a atividade os participantes vão conhecer os materiais necessários e praticar confeccionando invólucros, cantoneiras e caixas para armazenamento.
Participantes/Convidadas(os)/Ministrantes: Auricélia França de Souza Reis e Larisse Macêdo de Almeida.

Auricélia França de Souza Reis – Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará, em 2008. Especialista em Tecnologias Aplicadas ao Tratamento, Recuperação e Gestão da Informação. Atuou como Técnica em arquivos na Iniciativa Privada. Hoje Técnica em Arquivos na Universidade Federal do Ceará – UFC, desempenha papel fundamental na conservação e organização do Acervo Histórico e Institucional do Museu de Arte da UFC – Mauc.

Larisse Macêdo de Almeida – Bibliotecária formada pela Universidade Federal do Ceará (2013), pós-graduada em Pesquisa Científica pela Universidade Estadual do Ceará (2016), mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará (2019). Atualmente exerce o cargo de Bibliotecário-Documentalista no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará, responsável pelo gerenciamento da Biblioteca Floriano Teixeira do Museu de Arte da UFC.

Inscrições no link a seguir: bit.ly/3F6lBzS

Responsável pela ação/Setor do Mauc: Auricélia França de Souza Reis e Larisse Macêdo de Almeida/Arquivo e Biblioteca Mauc

EXIBIÇÃO DE FILME
Animação em homenagem ao modernismo e aos artistas Antônio Bandeira e Aldemir Martins (Online)
Local: YouTube do Mauc
Dia da postagem: 20/05/2022
Responsável pela ação/Setor do Mauc: Thiago Nogueira e Carlizeth Campos/Núcleo de Comunicação do Mauc

 

 

Acessar Ir para o topo