Seleção de bolsistas PREX e PIBID

Data de publicação: 17 de março de 2023. Categoria: Convocatória, Notícias

O Museu de Arte da UFC abre seleção para bolsas da Pró-Reitoria de Extensão e da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional especificados abaixo.

BOLSAS PREX
Projeto Museu de Arte: uma nova recepção estética

1. Área Produção Audiovisual para redes sociais.
    – Quantidade de bolsas: 1
    – Pré-requisitos: observar o item 9 do edital no link a seguir: ufc-prex-edital-09-2022-3out2022.pdf
    – Habilidades necessárias: discentes com domínio de programas de edição de vídeo e imagem. Habilidades com ferramentas voltadas para as redes sociais e criatividade.
    – Modalidade de inscrição: as(os) interessadas(os) devem enviar o histórico atualizado emitido pelo Sigaa-UFC e o currículo (lattes ou vitae) para: arquivomauc@ufc.br. Após isso, aguardar contato do setor com agendamento para a entrevista.
    – Prazo para inscrição: até 20 de março de 2023
  2. Área Preservação e conservação de acervos.
    – Quantidade de bolsas: 1
    – Importante: preferencialmente discentes dos cursos de História, Biblioteconomia, Arquitetura, Letras e áreas afins com interesse em técnicas de preservação de acervos.
    – Modalidade de inscrição: as(os) interessadas(os) devem enviar o histórico atualizado emitido pelo Sigaa-UFC e o currículo (lattes ou vitae) para: bibliotecamauc@ufc.br. Após isso, aguardar contato do setor com agendamento para a entrevista.
  3. Área Núcleo de Comunicação
    – Quantidade de bolsas: 2
    – Habilidades necessárias: discentes com domínio de programas de edição de vídeo e imagem; habilidades com ferramentas voltadas para a comunicação digital, redes sociais e criatividade.
    – Modalidade de inscrição: as(os) interessadas(os) devem enviar o histórico atualizado emitido pelo Sigaa-UFC e o currículo (lattes ou vitae) para: comunicamauc@ufc.br. Se tiver portfólio, enviar também. Após isso, aguardar contato do setor com agendamento para a entrevista.
    – Prazo para inscrição: até 20 de março de 2023

Projeto Laboratório Audiodisual do Mauc(LAMauc)
– Quantidade de bolsas: 1
– Habilidades necessárias: discentes com domínio de programas de edição de vídeo e imagem; habilidades com ferramentas voltadas para  a comunicação digital, redes sociais e criatividade.

BOLSAS PIBI
Processo destinado a selecionar estudantes da UFC para atuação como bolsistas no Núcleo Educativo aprovado pelo Edital Prointer 12/2023 da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional.

Quantidade de bolsas: 2

Descrição das atividades
1. Realizar o acolhimento e mediação com os grupos agendados e públicos espontâneos para visita às exposições;
2. Desenvolver, individual e/ou em trio, produtos inovadores que contribuam para a consolidação do projeto pedagógico da instituição, principalmente propostas de intervenção em Arte-Educação e/ou Educação Museal;
3. Participar dos encontros do Grupo de Estudos em Educação Museal (GEEM/MAUC), proporcionando reflexões sobre as temáticas do museu, principalmente Museologia, História da Arte e Arte-Educação, desenvolvendo repertório acadêmico junto aos discentes atuantes no Núcleo Educativo e fundamentando a construção de propostas inovadoras;
4. Executar atividades na programação do Férias no MAUC – 9ª Edição (Julho de 2023);
5. Escrita de trabalho a ser apresentado pelo bolsista na 5ª Jornada de Práticas Educativas e Científicas do Mauc e nos Encontros Universitários 2023, ambos no final deste ano, sistematizando o produto desenvolvido na bolsa.

Para pleitear a bolsa, os(as) candidatos(as) deverão:
I – Estar regularmente matriculados em um dos cursos de graduação da UFC, cursando entre o 2º semestre, no mínimo (cuja referência será a primeira matrícula efetivada na UFC), e o penúltimo semestre, no máximo. Portanto, não poderá estar com matrícula inativa, trancada ou irregular;
II – Estar regularmente matriculados em, no mínimo, 16 créditos de disciplinas de um dos cursos graduação da UFC no semestre de início da vigência da bolsa.
III – Estar aptos(as) a realizarem atividades relativas ao projeto por 12 horas semanais.
IV – Ter disponibilidade de dois turnos inteiros durante a semana, seja manhã ou tarde.
V – Não possuir outra bolsa concedida pela UFC ou por outro órgão ou agência de fomento ou até mesmo bolsa-estágio concedidas por instituições privadas.
VI – Ser oriundos de cursos do Centro de Humanidades (CH), Faculdade de Educação (Faced), Instituto de Cultura e Arte (ICA), Centro de Tecnologia (CT) e Instituto UFC Virtual;
VII – Ter interesse pelos seguintes campos: Artes, Arte/Educação, Educação, Museologia e Patrimônio;
VIII – Comprometer-se a apresentar o produto final da bolsa na 5ª Jornada de Práticas Educativas e Científicas do Mauc, na forma de resumo, comunicação oral e resumo expandido, bem como nos Encontros Universitários 2023;

Documentos para inscrição
-Comprovante de matrícula
-Documento de identificação e CPF
-Histórico da graduação emitido pelo Sigaa
-Currículo Lattes
-Carta de Motivação (relatando as razões pelas quais concorre à bolsa, seu interesse em atuar como educador(a)/mediador(a) no Mauc, seus conhecimentos/expectativas com relação ao Programa e às áreas de Arte, Arte-Educação, Educação Museal e afins).

A documentação deve ser enviada  até o dia 20 de março de 2023 para o e-mail bolsasmauc@gmail.com

VÁLIDO PARA TODAS AS BOLSAS
Prazo de inscrição: 17/03 a 20/03
Valor da bolsa: R$ 400,00
Carga-horária: 12 horas semanais
Período da bolsa: Abril a Dezembro de 2023

IMPORTANTE
Uma atividade em comum a todos(as) os bolsistas Mauc é a escrita de trabalho a ser apresentado pelo(a) bolsista na Jornada de Práticas Educativas e Científicas do Mauc e nos Encontros Universitários UFC, ambos no final do ano corrente, sistematizando o produto desenvolvido na bolsa.