Semana da Infância no Mauc

Data de publicação: 3 de outubro de 2023. Categoria: Notícias, Semana da Infância

O Museu de Arte da UFC – Mauc promove a Semana da Infância 2023.  De 07 a 11 de outubro vai rolar uma programação com atividades para as pequenos e os pequenos apreciadores e fazedores de arte! Contaremos com atividades presencial e online pra ninguém ficar de fora! As crianças podem participar de casa ou mesmo no contraturno escolar. Com isso esperamos aproximar mais o Mauc do público infantil, tanto daqueles que podem visitar o museu como daqueles que moram distante e ainda não tiveram essa oportunidade. Participe!

Vídeo tutorial – Origamis do Caderno de Brincar do Mauc

O Caderno de Brincar do Mauc foi lançado na edição anterior da Semana da Infância e, neste ano, compartilharemos um vídeo para facilitar a dobradura dos origamis do Jogo do Mauc, que é uma das atividades mais desafiadoras do nosso Caderno. Convidamos as crianças e brincantes de todas as idades para essa e demais diversões do Caderno de Brincar do Mauc – https://www.repositoriobib.ufc.br/0000b3/0000b3aa.pdf

Facilitadores:
Thiago Nogueira de Freitas – Contramestre em Artes Gráficas responsável pelas Publicações Editoriais do Mauc.
Isadora Nogueira Mangualde – Pedagoga do Núcleo Educativo do Mauc.

Oficina – Brinquedos e culturas ancestrais: confecção do Mancala
A proposta da atividade é conversar com as crianças acerca das contribuições da cultura africana a nível nacional e, em seguida, confeccionar o jogo Mancala. Serão abordados os aspectos sócio-históricos da cultura africana em diáspora e suas intensas e expressivas contribuições para as manifestações culturais nacionais, com a finalidade de fazer as crianças refletirem sobre como a nossa cultura se aproxima de outras culturas. Em seguida, as crianças vão confeccionar, com nossa orientação e auxílio, o Mancala, jogo africano de aproximadamente 7000 mil anos, considerado o primogênito de todos os jogos de tabuleiro.

Materiais de responsabilidade do participante: Caixa de ovos com pelo menos doze cavas; copos descartáveis; grãos de feijão ou pedrinhas pequenas; fitas; tintas para colorir; amor e muito afeto!

Ministrantes:
– Rayssa Maria Rodrigues Cavalcante – Bolsista do Núcleo Educativo do Mauc pela Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA). Estudante de História pela UFC.
– Assis Alves da Silva – Membro do Núcleo Educativo do Mauc pelo programa Artes Capitais (FUNARTE/SECULT-UFC/MAUC). Estudante do curso de Letras – Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas (UFC)

Público-alvo: Crianças de 6 a 12 anos
Quantidade de participantes: 15
Carga horária: 2h

OBS.: Haverá oportunidade de participar em dois momentos, presencial ou online, a seguir:

1 – Data/Horário: 07/10 de 10h às 12h
Modalidade/Local: Presencial no Mauc (crianças acompanhadas de responsáveis devem trazer materiais)
Inscrições: https://forms.office.com/r/kUUj7Ui3zT

2 – Data/Horário: 11/10 de 14h às 16h
Modalidade/Plataforma: Online via Google Meet (crianças devem preparar, junto aos responsáveis, materiais para participação online)
Inscrições: https://forms.office.com/r/FZLLLkzdyh

Oficina online – Contação e criação de histórias
Carga horária: 2h
Modalidade: Online (Via Google Meet)
Quantidade de participantes: 15
Público-alvo: Crianças de 6 a 12 anos (mais novas podem participar com ajuda de responsáveis)

Narrativas e memórias são partes essenciais das nossas existências. Da infância ao fim da vida, somos atravessados por histórias, sejam estas protagonizadas por nós ou não. A oficina Contação e criação de histórias busca estimular a autonomia das escolhas e das expressões infantis, criando partilhas didáticas e possibilidades de reinvenção das narrativas, focando no protagonismo das crianças e de suas relações com o cotidiano.

Materiais: Livros de histórias infantis, de preferência aquele com a história favorita da criança, e um objeto que seja importante para ela (importante que a criança escolha).

Ministrante: Anthony William Oliveira Fernandes – Diretor teatral, ator e dramaturgo. Atualmente cursa Teatro – Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e integra o Núcleo Educativo do Museu de Arte da UFC (Mauc) enquanto bolsista.

Inscrições: https://forms.office.com/r/7Cd219VByb

Oficina online – Isogravura: um espaço criativo para fazer gravuras
Carga horária: 2h
Modalidade: Online (Via Google Meet)
Quantidade de participantes: 15 participantes
Público-alvo: Crianças de 8 a 12 anos (mais novas podem participar com ajuda de responsáveis)

A Isogravura é uma forma de produzir uma gravura usando isopor. Simplificando, é uma forma de produzir um carimbo em uma placa de isopor e reproduzir esse desenho quantas vezes quiser, podendo ter várias cópias, como forma de trabalhar com texturas. A proposta da atividade é estimular o lado artístico da criança e aguçar a criatividade além de promover um momento de divertimento.

Materiais: Bandeja de isopor e/ou folha de isopor fininha; tinta colorida de sua preferência; tesoura; lápis e folhas de papel ofício. As crianças devem preparar, junto aos responsáveis, os materiais para participação online.

Ministrantes:

Maria Eduarda da Silva Barroso Tavares – Cursa Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará e faz parte do Núcleo Educativo do Mauc (NEMauc).

Camily Cristine Aguiar Teixeira – Cursa Letras pela Universidade Federal do Ceará e também faz parte do NEMauc.

Inscrições: https://forms.office.com/r/MCenjj5pH7