Seminário celebra memória e legado de Nilo de Brito Firmeza, o Estrigas

Data de publicação: 3 de outubro de 2019. Categoria: Eventos, Notícias

Banner de divulgação do seminário “100 Estrigas: memória e legado”. Foto: Divulgação

O Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – UFC (Mauc/UFC), com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e do Minimuseu Firmeza, realiza o Seminário “100 Estrigas: memória e legado”. O evento integra a programação comemorativa ao centenário de nascimento de Nilo de Brito Firmeza, o Estrigas, e acontece no dia 16 de outubro das 14:00 às 19:00, no auditório do Mauc.

Não é necessário realizar inscrição prévia. Participação condicionada à lotação do espaço. Haverá expedição de certificados aos presentes que assinarem a lista de presença que será passada no dia do evento e enviarem solicitação para mauc.inscricoes@gmail.com

Ao final do dia, ocorre o lançamento do livro “A Grande Arte de Estrigas”, organizado pelo Prof. Dr. Gilmar de Carvalho e pelo fotógrafo Francisco Sousa. Para receber um exemplar da obra, os participantes devem doar um quilo de alimento não perecível, que será destinado pelo INESP ao INCOR Criança.

100 Estrigas: memória e legado – Seminário comemorativo ao centenário de Nilo de Brito Firmeza, o Estrigas

14:00 Abertura
Graciele Siqueira (Diretora do Mauc)
Rachel Gadelha (representando a família de Estrigas)

14:30 Mesa 1
Graciele Siqueira (Museóloga e Diretora do Mauc) – “Estrigas no Mauc”
Paula Machado (Historiadora e Coordenadora do Minimuseu Firmeza) – “Minimuseu Firmeza: formação e permanência de um acervo”

15:30 Mesa 2
Prof.ª Kadma Marques (UECE) – “Memórias, afetos e pintores: a artesania de Estrigas”
Olga Gomes de Paiva (Filósofa, curadora e pesquisadora da área cultural) – “O Minimuseu Firmeza como bem cultural”

16:30 Mesa 3
Prof. Gilmar de Carvalho (UFC) – “Estrigas Centenário”
Prof.ª Adelaide Gonçalves (UFC) – “Estrigas, o amor de Nice, as árvores e os livros”

19:00 Encerramento e lançamento do livro “A grande arte de Estrigas”, organizado pelo prof. Gilmar de Carvalho.

Seminário 100 Estrigas: memória e legado

Data: 16 de outubro de 2019

Horário: 14:00 às 19:00 horas

Realização: Museu de Arte da UFC – MAUC | Universidade Federal do Ceará – UFC