Português

Projetos e programas

A atuação do Núcleo Educativo do Mauc organiza-se a partir de projetos, financiados por instâncias da Universidade Federal do Ceará, aos quais estão vinculados estudantes de diferentes cursos da instituição. Além disso, compreende o Programa de Voluntariado, programa específico dedicado ao acolhimento de estudantes da UFC, da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Projetos em andamento

Núcleo Educativo do MAUC: práticas educativas e inovação social

Fomento: Programa Institucional de Bolsas de Inovação (PIBI) – Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) e Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (Prointer)/Universidade Federal do Ceará

Coordenação: Graciele Karine Siqueira/Vice-coordenador: Saulo Moreno Rocha

O Museu de Arte da UFC (Mauc), criado em 1961, foi o primeiro museu dedicado às Artes no Ceará e, atualmente, é um dos mais significativos equipamentos culturais da Universidade e do estado, recebendo anualmente grande quantitativo de público, oriundo da própria UFC e de escolas públicas e privadas, bem como público espontâneo. Em 2019, a partir do planejamento institucional e em consonância com as diretrizes de seu Plano Museológico, o Mauc implantou o seu Núcleo Educativo (NEMauc), instância pedagógica da instituição. Esta ação só foi possível graças às bolsas destinadas ao projeto “Inovação e ação educativa no Museu de Arte da UFC”, através do Programa Institucional de Bolsas de Inovação (PIBI), que viabilizaram o início e permanência de atividades que, durante o ano, consolidaram o Núcleo. Portanto, implantado em 2019, o Núcleo Educativo do MAUC vem atuando na recepção, acolhimento e mediação nas exposições (longa duração e temporárias) com diferentes públicos, além de proporcionar espaços de formação e fazer artísticos, a exemplo das oficinas promovidas na 1ª e na 2ª edições do Férias no Mauc, eventos realizados, respectivamente, em julho de 2019 e em janeiro de 2020, bem como seminários, cursos, oficinas e workshops sobre temas como Arte, Museologia e Patrimônio. Este projeto objetiva amplificar os trabalhos iniciados no ano anterior, consolidando e solidificando a dimensão educativa e de inovação do Museu de Arte, por meio do fortalecimento de seu Núcleo Educativo e de ações pedagógicas e culturais que contribuam para o alcance de  sua missão social e dos seus objetivos institucionais. Metodologicamente, está assentado na pesquisa-ação, na abordagem triangular da Arte/Educação e nas perspectivas participativas/colaborativas da Museologia e da Educação Museal. Direciona-se à construção de processos e produtos educativos pautados na inovação social e no desenvolvimento de tecnologias sociais focados na memória, no patrimônio e nas artes.

Bolsistas:

Adrielly de Fátima Rodrigues Lima (Graduanda em Biblioteconomia – UFC)

Clotilde Mariana Campos Santos (Graduanda em História – UFC)

Natyelle Martins da Silva (Graduanda em Letras/Libras – UFC)

Raíssa Freitas Alves (Graduanda em História – UFC)

Thainá da Silva Mota (Graduanda em História – UFC)

 

Laboratório de Práticas Experimentais em Arte e Educação Museal do Museu de Arte da UFC (LAPEArte/Mauc)

Fomento: Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA) – Secretaria de Cultura Artística da UFC (Secult-Arte)

Coordenação: Saulo Moreno Rocha/Helem Cristina Ribeiro de Oliveira Correia

O Laboratório de Práticas Experimentais em Arte e Educação Museal (LAPEArte) é uma iniciativa vinculada ao Núcleo Educativo do Museu de Arte da UFC (NEMauc) e visa fomentar a criação de um eixo de pesquisa e vivência formativa em Arte/Educação e Educação Museal, promovendo a consolidação do projeto pedagógico do museu em sintonia com a integração de práticas experimentais que aliem a dimensão educativa do contexto museal com as possibilidades poéticas e criativas do fazer artístico. A constituição do LAPEArte está em sintonia com o objetivo central do Núcleo Educativo, qual seja, o de ser uma instância educativa de excelência, inovador e alinhado às perspectivas contemporâneas de diálogo e participação social, atento à acessibilidade universal como um direito humano fundamental e o acesso à arte e ao patrimônio como meios indispensáveis à construção de sociedades democráticas, fomentando o engajamento de públicos, sejam eles presenciais ou virtuais. Também está em harmonia com os objetivos estratégicos do museu, consolidados em seu Plano Museológico e, notadamente, com as metas estabelecidas no PDI da UFC, especialmente nos eixos relacionados à ampliação da cultura artística. O Laboratório servirá como incubadora de projetos inovadores que aliem Arte, Educação e Museologia, fomentando a realização de ações que promovam a mediação entre os diferentes públicos do museu, o acervo por ele salvaguardado e o desenvolvimento de práticas artísticas. Destaca-se ainda o papel do Laboratório na formação docente, inicial e continuada, tendo em vista a presença de um número significativo de estudantes de Licenciatura nos projetos do museu, oriundos de diversas instituições, como a UFC, o IFCE e a UECE, bem como da enorme demanda de professoras e professores das redes pública e privada por espaços de vivência e experiência em Arte/Educação Museal. Portanto, o Laboratório atuará como mais uma instância de iniciação e incentivo às práticas artísticas e de construção de conhecimentos no âmbito universitário, cumprindo assim a missão da Universidade e de seu museu, complementando o já existente Grupo de Estudos em Educação Museal (GEEM) e consolidando a atuação do Núcleo Educativo na oferta de ações para a comunidade interna e externa à UFC.

Bolsista:

Andressa Chaves de Oliveira (Graduanda em Design – UFC)

 

Núcleo Educativo do Mauc: práticas artístico-educativas, pesquisa e mediação

Fomento: Programa Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA) – Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFC (PRAE)

Coordenação: Saulo Moreno Rocha

O projeto “Núcleo Educativo do Mauc: práticas artístico-educativas, pesquisa e mediação” redesigna o projeto “Ação Educativa Integrada no Museu de Arte da UFC”, desenvolvido em 2019 com o apoio e fomento da PRAE, através de Bolsas de Iniciação Acadêmica (BIA). A proposta está em sintonia com os objetivos estratégicos do Núcleo Educativo, refletindo os anseios de uma instância pedagógica pautada na inovação social e alinhada às dinâmicas contemporâneas de diálogo e participação social, respeitando e considerando a acessibilidade universal como um direito humano fundamental e o acesso à arte e ao patrimônio como meios indispensáveis à construção de sociedades democráticas. Em 2020, o projeto pretende ampliar o número de bolsistas, garantindo a um número maior de estudantes a possibilidade de iniciar suas trajetórias acadêmicas a partir da vivência e das práticas no e com o museu. Assim, destaca-se a relevância deste projeto em integrar o estudante recém-ingresso à UFC em um ambiente de incentivo à criatividade, à pesquisa, à comunicação e ao aprendizado cooperativo e dialógico, através da atuação na instância pedagógica do museu, o seu Núcleo Educativo. Além de atuar diretamente com os públicos do museu, portanto, cumprindo um papel fundamental em aproximar a sociedade do acervo mantido e salvaguardado pela Universidade, as(os) estudantes terão oportunidade de acessar o rico material bibliográfico e arquivístico do museu, conviver com profissionais de diversas áreas do conhecimento, bem como realizar iniciação à pesquisa e debates acadêmicos por meio do Grupo de Estudos em Educação Museal (GEEM) e dos inúmeros seminários, jornadas, rodas de conversa, palestras e outras ações que o museu organiza. Portanto, espera-se contribuir com a iniciação dos estudantes no mundo acadêmico a partir de um setor que une visceralmente a UFC à sociedade, por meio de ações constantes de educação, sensibilização para as artes e para o patrimônio e reflexão crítica permanente sobre o fazer artístico e científico contemporâneo.

Bolsistas:

Abraão Victor de Miranda Cavalcante (Graduando em História/UFC)

Gabriel Lopes Eleutério (Graduando em Sistemas e Mídias Digitais/UFC)

Gustavo Eric Mesquita Pinheiro (Graduando em História/UFC)

Isaac Sharon Martins Cardoso (Graduando em História/UFC)

Maria Eduarda Tavares Paz (Graduanda em História/UFC)

Maria Juliana Felix dos Santos (Graduanda em História/UFC)

Naiara Cesar Teixeira (Graduanda em História/UFC)

Rebeca Felipe Eloi (Graduanda em Design Moda/UFC)

Roberta Trajano Martins (Graduanda em História/UFC)

Ruana Beatrice Silva Monteiro (Graduanda em Letras/UFC)

 

Programas em andamento

Programa de Voluntariado: Núcleo Educativo

O Programa de Voluntariado do Museu de Arte da UFC (PVArte/Mauc) foi criado em 2019, a partir de demanda apresentada por estudantes da Universidade Estadual do Ceará (UECE), egressos(as) do Programa de Estágio desenvolvido em parceria com a disciplina Ação Educativa Patrimonial, do curso de História, ministrada pela Prof.ª Berenice Abreu. A primeira composição do time de colaboradores iniciou as atividades em julho de 2019, no Núcleo Educativo (NEMauc), realizando ações educativo-culturais. Em outubro do mesmo ano, foi realizada uma Convocatória Pública, ampliando o Programa para o Núcleo de Comunicação (NC) e possibilitando a participação de discentes da UFC e do IFCE. O PVArte objetiva a institucionalização do acolhimento de discentes colaboradores em projetos, programas e ações do Museu, fomentando a integração com a comunidade acadêmica, o intercâmbio intra e interinstitucional, visando a ampliação e amplificação do impacto das ações institucionais, incrementando a função educativa e formativa do museu, favorecendo a participação social e a oportunidade de iniciação às atividades museais, em sintonia com o art. 9º do Estatuto de Museus (Lei 11.904/09). A atuação das(os) voluntárias(os) no NEMauc compreende as seguintes atividades: 1. Participação nas formações e no Grupo de Estudos em Educação Museal (Geem); 2. Planejamento e realização de ações educativo-culturais (oficinas, visitas mediadas, cursos, eventos); 3. Desenvolvimento de estudos e pesquisas; 4) Escrita de relatos, artigos e outras formas de registro, avaliação e sistematização das ações realizadas; 5) Colaboração nas ações digitais de comunicação institucional; 6) Participação na Jornada de Práticas Educativas e Científicas do Mauc.

Voluntárias(os):

Brunna Santos de Oliveira (Graduanda em Artes Visuais – IFCE)

Carla Bianca Amarante Correia (Graduada em História e mestranda em História Social/UFC)

Carlos Kelvi Costa Araújo (Graduando em Artes Visuais – IFCE)

Caroline do Socorro da Silva Gomes (Graduanda em História – UECE)

Eliel Vitor de Freitas Santos (Graduando em História – UECE)